NÃO COPIE. Use suas próprias palavras ou não haverá reembolso. **** e-mail compliance-requests@getivy.io
Prezada Equipe de Conformidade da PASSPOINT Sp. z oo,
Venho por meio desta apresentar uma reclamação formal referente a transferências bancárias instantâneas debitadas da minha conta em conexão com [nome da empresa], as quais foram processadas e liquidadas através da infraestrutura bancária fornecida pelo Banking Circle.
Já entrei em contato com o Banking Circle a respeito dessas transações e eles me forneceram seu endereço de e-mail para que eu possa contatá-lo diretamente. O Banking Circle também está ciente desta reclamação e das preocupações que expressei em relação a esses pagamentos.
O reembolso total que solicito é de £742, composto por 17 transações separadas processadas via IBAN GB******************
Continuo extremamente preocupado com o papel da PASSPOINT Sp. z oo na facilitação desses pagamentos.
Após uma pesquisa aprofundada sobre a sua empresa, identifiquei importantes problemas de regulamentação e conformidade.
A PASSPOINT Sp. z oo está registrada na Polônia sob a classificação PKD 64.99.Z ("outras atividades de serviços financeiros"). No entanto, essa classificação é ampla e não constitui, por si só, autorização para fornecer serviços de pagamento regulamentados.
Na Polônia, qualquer entidade que opere como provedora de serviços de pagamento (PSP) geralmente deve ser autorizada ou registrada e normalmente como:
• Instituição Nacional de Pagamentos (KIP, na sigla em inglês), ou
• Instituição de Pagamento de Pequeno Porte (MIP)
Com base nas informações disponíveis, não há evidências claras de que a PASSPOINT Sp. z oo possua tal autorização.
Além disso, os pagamentos estão ligados a atividades de jogos de azar. A Polônia aplica leis rigorosas sobre jogos de azar, e espera-se que os provedores de pagamento bloqueiem ou impeçam transações envolvendo operadores de jogos de azar não licenciados ou offshore.
O operador em questão parece estar licenciado em uma jurisdição não reconhecida pelo Reino Unido ou pela legislação da UE. Portanto, um PSP devidamente regulamentado não deveria estar facilitando essas transações.
Os seguintes sinais de alerta graves devem ser considerados:
• Não há autorização confirmada da KNF como instituição de pagamento.
• Falta de transparência em relação ao papel da PASSPOINT no processamento desses pagamentos
• Atuando como intermediário entre mim e a operadora de jogos de azar
• Possível classificação incorreta de transações, incluindo o uso de Códigos de Categoria de Comerciante (MCCs) incorretos, disfarçando pagamentos relacionados a jogos de azar.
• Possíveis violações das obrigações de combate à lavagem de dinheiro, prevenção de fraudes e monitoramento de transações
Essas questões levantam preocupações substanciais em relação a violações regulatórias, infrações à proteção do consumidor e possível burla das salvaguardas financeiras.
Considerando o exposto, solicito formalmente que a PASSPOINT Sp. z oo tome as providências necessárias:
1. Confirme se a PASSPOINT Sp. z oo está autorizada ou registrada junto à KNF para fornecer serviços de pagamento.
2. Confirme a base legal sob a qual a PASSPOINT Sp. z oo processou os pagamentos relacionados ao Instaspin.com.
3. Confirme quais verificações de diligência prévia foram realizadas em relação ao Instaspin.com e seus operadores antes de processar os pagamentos.
4. Confirme quais medidas a PASSPOINT Sp. z oo pretende tomar em relação a essas preocupações.
5. Providenciar o reembolso integral de £742 referente às 17 transações processadas pela PASSPOINT Sp. z oo
Espero que este reembolso seja processado sem demora.
Caso este assunto não seja resolvido prontamente, irei apresentar minha reclamação às autoridades competentes, incluindo:
• A Autoridade Polonesa de Supervisão Financeira (KNF)
• Autoridades competentes em matéria de combate ao branqueamento de capitais e crimes financeiros
• Órgãos relevantes de proteção do consumidor
•Autoridades competentes na Finlândia
Aguardo uma resposta urgente abordando essas preocupações, confirmando quais medidas a PASSPOINT Sp. z oo tomará e confirmando que meu reembolso está sendo processado.
Atenciosamente,