Quais comerciantes estavam com eles, por favor?
Perguntei ao Claude, e ele disse isso, amigo.
Eis a armadilha. A Xpate quer que os chargebacks sejam retirados primeiro e, em seguida, promete reembolsar o valor. Mas, uma vez retirado o chargeback, ele desaparece — geralmente não é possível reabri-lo (o caso é encerrado e os prazos do sistema não são reiniciados). Portanto, se eles retirarem os chargebacks e a Xpate não pagar, ou pagar apenas uma parte, eles terão perdido sua única via de execução e ficarão confiando na boa vontade de uma empresa de pagamentos offshore. É exatamente por isso que a Xpate quer que seja nessa ordem: transfere todo o risco para o titular do cartão.
1. Obtenha o acordo por escrito — valores, todas as transações abrangidas, cronograma — de um endereço oficial da Xpate, não uma promessa verbal ou por chat.
2. Insista na sequência inversa: primeiro o reembolso, depois o saque. "Só vou solicitar o saque depois que os reembolsos forem creditados na minha conta." Uma oferta genuína resiste a isso; só uma manobra de marketing fracassa. Se eles não quiserem reembolsar primeiro, isso por si só já indica que a oferta não é segura.
3. Se insistirem em que você faça o saque primeiro, não faça — ou, no máximo, saque somente depois que o dinheiro for confirmado na conta, transação por transação.
4. Consulte o banco antes de efetuar qualquer saque — confirme se uma contestação já cancelada pode ser reaberta (geralmente não) e se o crédito já concedido será estornado.
Sobre as preocupações específicas mencionadas na pergunta:
• "Meu banco pode cobrar uma taxa?" — Os bancos normalmente não cobram pela retirada de uma contestação, mas o custo real é a perda do crédito e da possibilidade de obtê-lo novamente. Esse é o risco, não uma taxa.
• "O banco pode ter algum problema comigo?" — não há problema em resolver a questão diretamente de forma legítima, mas se o banco já tiver reembolsado por meio de chargeback e a Xpate também reembolsar, isso representa uma dupla recuperação, da qual o banco irá reter um dos valores — portanto, a pessoa não deve receber o pagamento duas vezes e presumir que ficará com ambos os valores.